Máquinas ELÉTRICAS PARA
ENSAIOS DINÂMICOS

Máquina universal elétrica, para ensaios dinâmicos uniaxiais

Linha TDCV

A linha TDCV são máquinas elétricas desenvolvidas especialmente para trabalhar de forma dinâmica (como nos ensaios de fadiga, durabilidade e outros). Surge para solucionar uma grande dificuldade do setor que é unir em uma máquina as vantagens da facilidade de operação, da praticidade, da versatilidade e da limpeza de uma máquina puramente elétrica (sem óleo, tão pouco instalações), aliada ainda a economia dos custos de operação e manutenção. 

Esta linha utiliza um princípio inovador desenvolvido pela própria empresa TRIMES que possibilita atuar facilmente em frequências de 1 a 20Hz com amplitudes significativas, ideais para implantes ortopédicos, implantes dentários e para componentes automotivo.


Aspectos Técnicos

  • Alimentação Monofásica de baixa corrente 
  • Malha de controle em Força ou Deslocamento
  • Força Dinâmica máxima de 500N, 1000N ou 3000N
  • Frequência de operação até 20Hz
  • Operação em compressão ou tração

Recursos

  • IHM touchscreen (Português/Inglês)
  • Início automático do ensaio
  • Auto ajuste (manutenção dos valores ao longo do ensaio)
  • Retorno automático após queda de energia
  • Gravação inteligente dos valores
  • Operação remota via Smartphone ou Tablet

VANTAGENS

  • Economia no custo de operação (baixo consumo elétrico)
  • Economia na manutenção (produto nacional)
  • Segurança para os operadores (sem partes quentes e sistemas pressurizados)
  • Segurança para os produtos ensaiados
  • Ecológica, sem utilização de óleos minerais e baixo consumo elétrico.

Desenvolvidas e Produzidas no Brasil

TDCV-500N

Sendo a menor da família, não fica para trás, pois une a praticidade e a versatilidade da linha elétrica TDCV em uma máquina pequena e leve, ideal para atender as demandas de Implantes ortopédicos e Implantes dentários. 

Como nos ensaios de fadiga as forças aplicadas estão sempre abaixo do limite de escoamento do produto, os 500N de capacidade deste modelo se mostra muito mais amplo do que aparenta, atendendo a praticamente 80% dos produtos de implantes ortopédicos e à 100% dos implantes dentários. Além de poder trabalhar as linhas de micro produtos, como placas craniofaciais, hastes e placas infantis, entre outras. 

Possui uma plataforma de fácil adaptação de dispositivos, permitindo assim a intercambiabilidade com os mais diversos tipos de dispositivos de ensaios, como compressão, tração, flexão em 4 ou 3 pontos, flexão em balanço, cisalhamento, entre outros.

 

TDCV-1000N

Este é o modelo mais versátil da linha, sendo que com seus 1000N de capacidade em fadiga, consegue atender a maioria das demandas do setor de saúde, como os implantes ortopédicos e dentários, podendo também atender a ensaios de outras áreas e ensaios de materiais.

Possui praticamente o mesmo tamanho do modelo menor, agregando também a vantagem de sua leveza e praticidade, além das já citas acima. 

 

TDCV-3000N

Este modelo foi desenvolvido para atender ensaios de alto carregamento em fadiga. Nesta faixa atende a praticamente todos os produtos da área da saúde e também à componentes da área automotiva entre outros. 


Ensaios como os de prótese de quadril (ISO 7206-4 e ISO 7206-6) são alguns dos ensaios que podem ser realizados por esta máquina, inclusive com sistema integrado de controle de temperatura de líquidos, para ensaios em meio aquoso.  

 
Solicite uma cotação

Linha Biaxial (torção e compressão)


TEB20-200

Máquina desenvolvida para realizar os mais diversos tipos de ensaios estáticos com um ou dois eixos simultaneamente. Cada eixo pode ser controlado individualmente ou de forma combinada, podendo ser registrado torque, força, ângulo e
deslocamento linear. 
Por se tratar de uma máquina de ensaios estáticos, este modelo deve ser controlado através de um computador, podendo este ser um notebook básico com Windows. 

Projetada para executar com eficácia os ensaios de torção ou ensaios biaxiais das normas ASTM F543, ASTM F1717, ISO TS 13498, ASTM F1798. Destaque para a capacidade de realizar o ensaio de aparafusamento (self-tapping) da ASTM F543 adequadamente.

Sua capacidade básica é de 20Nm no eixo rotacional e 200N ou 500N no eixo linear, ambos estáticos.

Cotação

TDR15-1K

Este modelo está em desenvolvimento para atender aos ensaios dinâmicos de torção e compressão combinados na área de saúde, como Torção em Dispositivo Intramedular (cage de coluna) pela norma ASTM F2077 e similares, Ensaio de aparafusamento pela norma ASTM F543 e similares, Ensaio de Torção em Sistema de Coluna pela norma ASTM F1717, entre outros.

Possui os mesmos recursos e facilidades da linha TDCV adicionado da capacidade de realizar movimentos DINÂMICOS de torção enquanto uma força de compressão/tração é aplicada e mantida sobre o corpo de prova.
Este modelo também é totalmente elétrico com alimentação monofásica, e composto por um único corpo (sem periféricos, módulos, conexões ou instalações). Toda a operação pode ser realizada diretamente em sua IHM touchscreen.

Sua capacidade básica é de 15Nm no eixo rotacional e 1kN no eixo linear.

Cadastre-se ao lado caso haja interesse nesse modelo, para receber mais informações a respeito do seu desenvolvimento.

Fique informado

Por serem nacionais, a maioria das máquinas da TRIMES contam com o parcelamento pelo cartão BNDEs ou financiamento pelo FINAME.

Fale Conosco

Ficaremos muito gratos em poder ouvir suas necessidades e propor soluções.